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( Touchdowns or Pneumatics )



Os enchimentos pneumáticos são preenchidos usando um procedimento semelhante ao dos enchimentos de êmbolo com os quais se parecem superficialmente (pode-se diferenciar imediatamente os dois examinando o êmbolo: se é um tubo e não uma haste, é pneumático). A principal diferença no uso é que a ponta deve ser deixada na tinta por alguns segundos depois de pressionar o êmbolo, uma vez que são canetas e o saco deve ter tempo para expandir completamente.

Os enchimentos pneumáticos mais comuns são os Sheaffers , mas o sistema de envase foi pioneiro pelo fabricante de caneta Chilton, de Boston. O tubo de enchimento nos primeiros Chiltons é puxado para fora entre a seção estendida e o cano, como mostrado abaixo, enquanto nos Chiltons posteriores o tubo de enchimento é preso a um botão no final do cano - o mesmo arranjo adotado posteriormente por Sheaffer.



A maioria dos Chiltons possui um pequeno orifício no final do botão do barril ou do êmbolo, que deve ser coberto por um dedo para impedir que o ar comprimido escape quando o êmbolo estiver pressionado. O buraco é então descoberto para permitir que o saco volte a flutuar. Os enchimentos pneumáticos mais simples são os enchimentos por sopro , nos quais o barril é pressurizado soprando através de um orifício.


O preenchedor de sopro é o mais simples design de caneta de preenchimento pneumático possível. Um sopra através de um buraco no final do cano, esvaziando o saco de tinta. Quando a pressão é liberada, o saco se expande e enche.


Às vezes, os enchedores de sopro eram oferecidos com uma lâmpada de borracha acessória, como mostrado na figura acima, que permitia que a caneta fosse preenchida de maneira mais digna e higiênica .

Fonte: vintagepens.com 

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